Data do post: 01/12/2017 - 11:23
Saiba como proceder se descobrir que está com o vÃrus da Aids
No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado nesta sexta-feira (01), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) divulgou no Facebook um guia de acolhimento a pessoas vivendo com HIV/AIDS. No documento, o órgão tira as dúvidas da população sobre o relacionamento com as pessoas portadoras da doença. Uma delas é sobre o beijo e sexo sem camisinha. Confira trechos do guia desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Susam, com apoio técnico da coordenação estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais.
Como devo reagir quando um amigo conta que está com AIDS?
Dê o máximo de apoio possÃvel e não conte para outras pessoas. O diagnóstico é um momento de muito estresse, quando a pessoa fica sensÃvel.
Posso beijar, dividir cama e compartilhar o copo com uma pessoa soropositiva?
Sim! Não há risco de transmissão pelo ato de beijar, compartilhar cama, entre outras ações simples do dia-a-dia.
Posso transar sem camisinha com uma pessoa que tem HIV?
A camisinha é o método mais eficiente para a prevenção da AIDS e é distribuÃda em qualquer posto de saúde, gratuitamente. É importante lembrar que o uso da camisinha é recomendado até no sexo oral.
Devo dizer para a minha companheira não ter filhos por ser soroposetiva?
Uma mulher com AIDS pode ser mãe sem que a criança contraia a doença. Para não ocorrer a transmissão vertical, a mulher HIV+ desejando ter filho precisa, precisa primeiro, zerar a carga viral durante o tratamento. Ao engravidar, ela deve realizar o pré-natal, fazendo a profilaxia durante a gestação, parto cesário e profilaxia pós-parto.
Consigo identificar que uma pessoa tem Aids só de olhar para ela?
Muitas pessoas costumam pensar que o emagrecimento repentino e outras mudanças na aparência são sinal exclusivo da AIDS. No entanto, isso não é verdade. Inclusive muitas pessoas vivem com AIDS por anos sem nenhum sinal ou sintoma aparente. Por isso, é importante sempre fazer o exame.
Onde faço o teste da AIDS?
. Veja os locais para exames rápidos e gratuitos
Toda Unidade Básica de Saúde oferece o teste rápido de HIV e SÃfilis. Nestas unidades, também possÃvel solicitar camisinhas gratuitas e orientação sobre infecções sexualmente transmissÃveis.
Além das UBS, os testes rápidos também podem ser feitos nas blitze preventivas do #DezembroVermelho. Nesta sexta-feira (1º) a equipe está atendendo no Ambulatório da Fundação De Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, de 8h às 15h, e no Largo São Sebastião, a partir de 15h30.
Foto: DIvulgação
Fonte: Guia de Acolhimento a Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Susam.
Espia aqui também