Data do post: 16/01/2018 - 11:00
Nunca prenda um espirro; homem no Reino Unido rompeu a garganta, espia isso
Um jovem de 34 anos no Reino Unido rompeu a parte de trás da garganta após segurar um espirro, o que o deixou quase sem fala e e com dificuldades para engolir temporariamente.
O caso foi publicado no "British Medical Journal Case Reports", braço do periódico BMJ que costuma publicar casos atÃpicos da medicina.
Segundo o relato, o homem colocou a mão na boca e apertou o nariz com a outra mão na tentativa de conter um espirro: como consequência, acabou por fraturar gravemente a garganta.
O caso foi surpreendente, dizem médicos que atenderam o homem, porque a ruptura da parte de trás da garganta só é vista em traumas e acidentes. Às vezes acontece em vômitos ou tosse intensa, mas dificilmente após um único espirro.
A fratura foi seguida de dores intensas e bolhas de ar passaram a invadir tecidos, levando o jovem à internação. No hospital, o homem foi alimentado por tubos e recebeu antibióticos até ser liberado sete dias depois.
Segundo o Dr. Koki Kitahara, diretor clÃnico do Hospital Otocentro, o espirro é muito importante para o bem estar das pessoas por ser um eficiente mecanismo de defesa do organismo diante da presença de partÃculas ou micróbios que causam irritação. Porém, tentar deter esse impulso pode ser perigoso.
De acordo com o Doutor Koki, ao evitá-lo a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, inflamação ou até mesmo a ruptura dos tÃmpanos! Ou seja, segurar um espirro também pode fazer seu tÃmpanos simplesmente explodirem!
Além dos riscos já mencionados, ao prender o espirro a pessoa mantém a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas, o que pode levar a um sério quadro de sinusite.
Portanto, ao sentir aquele tÃpica coceirinha no nariz e seu corpo se preparando para o impulso, nem pense em se prender e se segurar: pode soltar o "ATCHIIIM" Ã vontade!
Se não quiser ter sinusite ou seus tÃmpanos explodidos! Quem sabe até uma garganta rompida!
*Fontes: Bem-estar/ Fatos desconhecidos
Fotos: Divulgação.
Espia aqui também