Amazonas lidera 'ranking' de estados com mais registros de malária







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 14/03/2018 - 10:02

Amazonas lidera 'ranking' de estados com mais registros de malária

Os casos de malária no Amazonas aumentaram 64,9% nos dois últimos anos. O estado concentrou maior número de casos de todo o Brasil em 2017. Foram mais de 81 mil diagnósticos de malária no ano passado. Os dados são do Ministério da Saúde.



Em 2016, o estado registrou 49.149 casos de malária. No ano seguinte, o volume de casos da doença saltou para 81.069. Houve um aumento de 64,9% da malária no Amazonas de ano para o outro.

Dos 193.876 casos de malária registrados no Brasil, 41,8% dos diagnósticos são de pessoas infectadas nos municípios amazonenses. Segundo o Ministério da Saúde, 129.248 casos de malária foram registrados em 2016 no Brasil.

Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. No entanto, um tratamento tardio ou deficiente pode levar à morte.

Sintomas

Infectados com malária têm como sintomas febre alta, calafrios, tremores, sudorese (suor) e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas mais característicos, têm náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.



Imagens: Divulgação.
G1




Espia aqui também
Amazonas teve mais de 1,7 mil infrações por descumprimento de normas trabalhistas
Prefeitura Municipal de Coari promove o evento "Coari Road Show"
Corpo de jovem sem cabeça é encontrado em igarapé no São Jorge, em Manaus
Horário de verão antecipado confunde brasileiros