Sindicato dos jornalistas emite nota após Amazonino rebaixar repórter da Rede Amazônica durante coletiva







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 09/02/2018 - 19:11

Sindicato dos jornalistas emite nota após Amazonino rebaixar repórter da Rede Amazônica durante coletiva

O Governador Amazonino Mendes não gostou de uma pergunta feita pela jornalista Larissa Santiago, da Rede Amazônica, durante uma coletiva de imprensa, e rebaixou publicamente a profissional na frente de todos. O episódio lembrou o caso da moradora de periferia em que foi humilhada pelo mesmo governador ao reclamar da falta de estrutura de seu bairro. Na ocasião, Amazonino disse para a mulher 'morrer'.



Larissa já foi repórter do Amazonsat, TV em Tempo, Rede Calderaro e recentemente
foi recontratada pela Rede Amazônica.
Foto: Internet


A jornalista perguntou sobre as filas em hospitais e postos de saúde. Ela nem concluiu a pergunta e já foi interrompida. "Sua pergunta é sem sentido. Não faça isso, isso é maldade, é ruim. Eu sou honesto"

Larissa respondeu, após se sentir ofendida: "também sou honesta".

Amazonino não parou: "Você é repórter! Isso é coisa de jornal,mas você é muito bonita."

O governador em outras palavras quis dizer que a pergunta já veio pronta da emissora, e não da jornalista, questionando assim seu profissionalismo. "Isso é coisa de imprensa que não está preparada", afirmou o Governador.

Qual o seu jornal?, perguntou o Governador. "Rede Amazônica". Qual?, perguntou novamente. "Rede Amazônica", respondeu Larissa. Enquanto o parlamentar abriu os braços e fez cara de quem falaria: Tá explicado!

Veja a nota de repúdio,divulgada pelo Sindicato de Jornalistas do Amazonas:

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em nome da categoria, vem a público manifestar seu REPÚDIO a toda e qualquer manifestação de desrespeito e de obstrução do livre exercício da profissão de jornalista.

Na quarta-feira, 07/02, durante entrevista coletiva, o governador do Estado do Amazonas, senhor Amazonino Mendes, desqualificou e desrespeitou a jornalista e repórter da Rede Amazônica, Larissa Santiago, no exercício de seu trabalho. Conforme registro público feito pela imprensa local, em momento algum a repórter usou de tom agressivo ou ofensivo para com a autoridade pública em questão e, no entanto, foi ridicularizada pelo governador, por meio da desqualificação de seu trabalho.

Não responder à pergunta é uma prerrogativa de cada cidadão, a exemplo do que ocorre em entrevistas coletivas ao redor do mundo, onde há a prerrogativa de escolha das perguntas que se pretende responder, sempre com tratamento respeitoso ao exercício do jornalismo. Entretanto, esta opção não está facultada a um representante eleito pelo povo. Lembramos que na sociedade atual não há mais espaço para posturas de não transparência, o que inclui respostas evasivas e chacotas de qualquer natureza, fato que é extensivo a qualquer gestor público.

Ressaltamos ainda que esta postura não cabe ao homem público que se propõe a ter o trabalho julgado pela sociedade. Neste contexto, lembramos que a imprensa exerce papel fundamental das garantidas constitucionais, sendo uma delas o direito à liberdade de imprensa, segundo a Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso X.

Nesse sentido, a entidade SOLIDARIZA-SE com a jornalista Larissa Santiago contra a postura do governador Amazonino Mendes, colocando-se à disposição para encaminhamento das medidas judiciais que se fizerem necessárias.

Manaus, 08 de fevereiro de 2018.

DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM






Espia aqui também
Selena Gomez fala pela primeira vez sobre volta com Justin Bieber
Mais um amazonense é eliminado na segunda fase do The Voice Kids
Espia aqui os artistas que já falaram mal de Manaus
Backstreet Boys e N-Sync: abusados sexualmente