Data do post: 15/01/2018 - 22:11
Andar de ônibus em Manaus se tornou um desafio. Houve aumento de 13% no número de roubos
"Fui assaltada quinze vezes em 16 anos de profissão. Eles [assaltantes] são muito violentos. Uma vez eles iam arrancando tudo, brincos, pulseiras...", relatou.
Hélio Oliveira Macedo disse que por pouco não foi vÃtima dos criminosos. "Tomaram celular, relógio, bolsas. Eles entram armados, colocando arma na cabeça das pessoas", contou.
De acordo com o Sinetram, todos os crimes são registrados em boletins de ocorrências e as imagens das câmeras repassadas para a polÃcia.
O Sindicato reforça a tese de que o fim do pagamento em dinheiro na catraca acabaria com os assaltos nos coletivos.
Fernando Borges, diretor jurÃdico Sinetram, diz que estudos mostram que o que atrai os padrões é o dinheiro nas catracas.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas diz que 1.455 pessoas foram presas por roubos a ônibus do transporte coletivo, alternativo e rotas que fazem o transporte do Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2017.
Entre outubro e dezembro, a SSP-AM fez o reforço das Operações Catraca e Rota Segura, dedicadas a fiscalização dos ônibus.
"No ano, 14.676 veÃculos foram fiscalizados por barreiras fixas e móveis. Entre os meses de outubro e novembro, o sistema de segurança prendeu 406 pessoas por roubos a coletivos", disse.
Do total de 14676 coletivos fiscalizados, 1.435 foram de ônibus especiais (rota), 10576 de ônibus urbanos, 678 microônibus especial (rota) e 1.987 microônibus lotação.
G1 Amazonas
Espia aqui também