Número de mortos pelo furacão Maria em Porto Rico será revisado pelo Governo do País







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 18/12/2017 - 09:28

Número de mortos pelo furacão Maria em Porto Rico será revisado pelo Governo do País


O jornal americano "New York Times" afirmou, nesta segunda-feira (18), que o governo de Porto Rico ordenou uma "recontagem e revisão" no número de mortos pelo furacão Maria, que destruiu tudo por lá em setembro deste ano.


Foto: Divulgação.



Dados oficiais do governo, o total de mortos foi de 64 pessoas. Uma contagem independente conduzida pelo jornal americano, no entanto, aponta que 1.052 morreram.

A diferença, segundo o "New York Times", se dá pelo método empregado por cada instituição. No caso do jornal - e de outros meios de comunicação que também conduziram contagens independentes - são consideradas mortes causadas, por exemplo, por conta da falta de estrutura que foi motivada pela passagem do Maria.

A revisão vai envolver entrevistas com familiares e com os médicos que assinaram o atestado de morte dos pacientes.

Uma pessoa que tenha morrido por ataque cardíaco, por exemplo, pode entrar na lista de mortes causadas pelo Maria caso o ataque tenha sido causado por stress relacionado ao fenômeno natural ou ainda caso o socorro tenha levado muito tempo a chegar por conta de estradas em más condições após a passagem do Maria por Porto Rico.

Em um comunicado, também divulgado pelo jornal, o governador Ricardo A. Rosselló reconhece que o número oficial de mortos pode estar subnotificado. "Isso vai além de números, é sobre vidas: pessoas reais, que deixaram entes amados e familiares", disse.



*G1




Espia aqui também
IMAGEM FORTE! Bebê nasce com o coração para fora do peito. Espia só esse caso raro!
Relatório dos EUA afirma que argentinos do submarino ARA San Juan morreram imediatamente
Pai luta contra pena de morte de filho que mandou matar mãe e irmão, no Texas
Menina nasce com duas cabeças e médicos dizem que ela é saudável