Ataques de morcegos em Barcelos (AM) podem estar relacionados à problemas ambientais







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 07/12/2017 - 19:25

Ataques de morcegos em Barcelos (AM) podem estar relacionados à problemas ambientais

A seca e o desmatamento na área do rio Unini podem ter provocado a mudança de comportamento dos morcegos naquela região, e assim causado os ataques aos comunitários. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Duas pessoas morreram e uma terceira continua internada com raiva humana, devido à ataques de morcegos.


Foto: Divulgação.


Técnicos do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) continuam na investigação dos casos de raiva na região do Unini, Zona Rural de Barcelos, município a 405 Km de Manaus.

As causas ambientais podem ter provocado a mudança de comportamento dos morcegos. O médico-veterinário da FVS-AM, Normélio Reinehr, explica que é preciso entender o que levou ao deslocamento desses morcegos às proximidades das residências e às intensificações das agressões.

"Os morcegos preferem se alimentar de animais, porém, as causas ambientais podem gerar essa mudança de hábito", explicou.

O processo de investigação colhe informações do perfil e dos hábitos das pessoas agredidas: tipo de moradias, presença ou não de animais domésticos e outros aspectos relevantes para o estudo.

A vacinação de 257 pessoas mesmo sem serem agredidas por morcegos iniciou no dia 4 e deve seguir até o fim de dezembro, com intervalo de aplicação de três doses. Outros 367 moradores relataram mordidas do animal e também já iniciaram a imunização. Segundo a FVS, não há relatos de ataques de morcegos desde a última visita técnica no local.


Foto: Divulgação.


O órgão informa ainda que todos os animais domésticos das nove comunidades do rio Unini foram vacinados contra a raiva. A previsão é que na próxima semana ocorra a imunização de bovinos não só em Barcelos, mas também em Novo Airão, município a 262 Km de Manaus.


amazonas.am.gov.br




Espia aqui também
Moradores do bairro Praça 14 dizem estar assustados com a onda de violência
Mototaxista assalta e causa tiroteio na Agência Bradesco na Cidade Nova. Cliente foi baleado
Em Goiás um pastor mata pastora porque, segundo ele, tinha problemas com ela
Asteroide bizarro em forma de caveira? Já é chamado de "Asteroide do Halloween"