Data do post: 07/12/2017 - 19:25
Ataques de morcegos em Barcelos (AM) podem estar relacionados à problemas ambientais
A seca e o desmatamento na área do rio Unini podem ter provocado a mudança de comportamento dos morcegos naquela região, e assim causado os ataques aos comunitários. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Duas pessoas morreram e uma terceira continua internada com raiva humana, devido à ataques de morcegos.
Foto: Divulgação.
Técnicos do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) continuam na investigação dos casos de raiva na região do Unini, Zona Rural de Barcelos, municÃpio a 405 Km de Manaus.
As causas ambientais podem ter provocado a mudança de comportamento dos morcegos. O médico-veterinário da FVS-AM, Normélio Reinehr, explica que é preciso entender o que levou ao deslocamento desses morcegos às proximidades das residências e às intensificações das agressões.
"Os morcegos preferem se alimentar de animais, porém, as causas ambientais podem gerar essa mudança de hábito", explicou.
O processo de investigação colhe informações do perfil e dos hábitos das pessoas agredidas: tipo de moradias, presença ou não de animais domésticos e outros aspectos relevantes para o estudo.
A vacinação de 257 pessoas mesmo sem serem agredidas por morcegos iniciou no dia 4 e deve seguir até o fim de dezembro, com intervalo de aplicação de três doses. Outros 367 moradores relataram mordidas do animal e também já iniciaram a imunização. Segundo a FVS, não há relatos de ataques de morcegos desde a última visita técnica no local.
Foto: Divulgação.
O órgão informa ainda que todos os animais domésticos das nove comunidades do rio Unini foram vacinados contra a raiva. A previsão é que na próxima semana ocorra a imunização de bovinos não só em Barcelos, mas também em Novo Airão, municÃpio a 262 Km de Manaus.
amazonas.am.gov.br
Espia aqui também