Prefeito Arthur Neto sanciona Lei que cria o Junho Vermelho de estímulo à doação de sangue em Manaus







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 31/10/2017 - 16:19

Prefeito Arthur Neto sanciona Lei que cria o Junho Vermelho de estímulo à doação de sangue em Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sancionou na última segunda-feira, 30, a lei municipal que institui no calendário oficial do município o Junho Vermelho, que será dedicado à ações de conscientização para doação de sangue.

 

Atualmente, de acordo com o Hemoam, são necessárias de 7 mil a 8 mil bolsas de 450 ml por mês para atender a demanda de hospitais, prontos-socorros e outras unidades de saúde e, embora existam aproximadamente 500 mil doadores cadastrados em todo Estado, a maior preocupação do banco de sangue é fazer com que as doações sejam mais frequentes. A Lei é de autoria do vereador Fred Mota.


O autor da Lei, vereador Fred Mota, que estava presente na solenidade de assinatura, disse que sua principal motivação foi o fato de parentes terem necessitado de sangue e encontrado dificuldades. “Nós perdemos esses parentes, infelizmente. No Hemoam descobrimos que a partir de junho o estoque cai. Então esse é um mecanismo para melhorar os estoques. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas“, destacou.


O vereador também levou em consideração que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o dia 14 de junho como o dia mundial do doador de sangue. Ainda de acordo com o Hemoam, as datas festivas e de feriados prolongados são as de maior dificuldade para a captação de sangue e também quando há aumento de demanda. De um lado porque com as festividades e feriados prolongados muita gente se ausenta da cidade e, de outro lado, porque aumentam os números de violência doméstica e de acidentes de trânsito por conta do aumento de consumo de bebida alcoolica.




Espia aqui também
Operação Jejuardes fecha casa noturna no bairro Mutirão em Manaus; fiscalização constata irregularidades
David Almeida esclarece visita a evento do PCdoB: 'Não falamos de política, de filiação partidária'
Sabino Castelo Branco continua internado e perde vaga na Câmara
Prefeitura de Manaus vai revitalizar as vias da cidade nos próximos 150 dias