Milton Hatoum lança livro 'A Noite da Espera' em Manaus







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 05/12/2017 - 05:04

Milton Hatoum lança livro 'A Noite da Espera' em Manaus

O novo livro do escritor amazonense Milton Hatoum o leva para ares um pouco distantes da Manaus que foi cenário de toda a sua obra. No entanto, o autor não deixou de visitar a cidade natal para lançar “A Noite da Espera”, primeiro volume da trilogia “O Lugar Mais Sombrio”.

A área próxima à banca do Largo São Sebastião, no Centro da capital, lotou no início da noite desta segunda-feira (4).






Fotos: Camila Henriques/G1 AM



Hatoum contou que a trilogia começou a ser gestada muito antes de sua publicação, há quase quatro décadas. “Esse é um romance que foi pensado pela primeira vez há muito tempo, em 1980. Eu comecei a escrever essa trilogia pelo [terceiro livro], pelo último, que é ambientado na França e narrado por uma mulher. Depois eu escrevi esses dois primeiros”, explicou.

Ambientado em Brasília entre o fim dos anos 1960 e a década seguinte, “A Noite da Espera” também tem muito das raízes do autor.

“Eu morei [em Brasília]. [O livro] tem um pouco da minha experiência, da minha primeira juventude. Narra a passagem da ingenuidade à maturidade”, sintetiza.

O fato de não ter Manaus como cenário não é a única novidade em “A Noite da Espera”. A obra também sinaliza a primeira incursão de Hatoum em uma trilogia.

Já reconhecida no Brasil e no exterior, a obra de Hatoum ganhou um novo público nos últimos anos:

  • Em 2015, o cineasta Guilherme Coelho fez o filme de “Órfãos do Eldorado”;
  • No início de 2017,  a minissérie "Dois irmãos", exibida pela Rede Globo;
  • A saga "Dois irmãos" também foi vencedora do Prêmio Eisner, na versão em quadrinhos, feita pelas mãos dos premiados quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá.

Há ainda outros dois projetos cinematográficos envolvendo a obra do autor: “Relato de Um Certo Oriente” deve ser filmado por Marcelo Gomes, do premiado “Cinemas, Aspirinas e Urubus” (2005), enquanto Sérgio Machado, de “Cidade Baixa” (2005), deve adaptar o conto “O Adeus do Comandante”, presente no livro “A Cidade Ilhada”.


Fonte: G1 Amazonas




Espia aqui também
Carnaval de Manaus deve ser discutido para 2019
Exposição "Filhas da Rua" destaca o poder feminino na arte urbana em Manaus
Banda Sinfônica tem apresentação nesta sexta-feira, 23, no Teatro Amazonas
Musical "Urinal" no Teatro Amazonas (08/12)