Milton Hatoum lança livro 'A Noite da Espera' em Manaus







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 05/12/2017 - 05:04

Milton Hatoum lança livro 'A Noite da Espera' em Manaus

O novo livro do escritor amazonense Milton Hatoum o leva para ares um pouco distantes da Manaus que foi cenário de toda a sua obra. No entanto, o autor não deixou de visitar a cidade natal para lançar “A Noite da Espera”, primeiro volume da trilogia “O Lugar Mais Sombrio”.

A área próxima à banca do Largo São Sebastião, no Centro da capital, lotou no início da noite desta segunda-feira (4).






Fotos: Camila Henriques/G1 AM



Hatoum contou que a trilogia começou a ser gestada muito antes de sua publicação, há quase quatro décadas. “Esse é um romance que foi pensado pela primeira vez há muito tempo, em 1980. Eu comecei a escrever essa trilogia pelo [terceiro livro], pelo último, que é ambientado na França e narrado por uma mulher. Depois eu escrevi esses dois primeiros”, explicou.

Ambientado em Brasília entre o fim dos anos 1960 e a década seguinte, “A Noite da Espera” também tem muito das raízes do autor.

“Eu morei [em Brasília]. [O livro] tem um pouco da minha experiência, da minha primeira juventude. Narra a passagem da ingenuidade à maturidade”, sintetiza.

O fato de não ter Manaus como cenário não é a única novidade em “A Noite da Espera”. A obra também sinaliza a primeira incursão de Hatoum em uma trilogia.

Já reconhecida no Brasil e no exterior, a obra de Hatoum ganhou um novo público nos últimos anos:

  • Em 2015, o cineasta Guilherme Coelho fez o filme de “Órfãos do Eldorado”;
  • No início de 2017,  a minissérie "Dois irmãos", exibida pela Rede Globo;
  • A saga "Dois irmãos" também foi vencedora do Prêmio Eisner, na versão em quadrinhos, feita pelas mãos dos premiados quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá.

Há ainda outros dois projetos cinematográficos envolvendo a obra do autor: “Relato de Um Certo Oriente” deve ser filmado por Marcelo Gomes, do premiado “Cinemas, Aspirinas e Urubus” (2005), enquanto Sérgio Machado, de “Cidade Baixa” (2005), deve adaptar o conto “O Adeus do Comandante”, presente no livro “A Cidade Ilhada”.


Fonte: G1 Amazonas




Espia aqui também
Cine Set oferece oficina de crítica cinematográfica para mulheres, em Manaus
Última edição da Feira do Paço 2017 neste domingo (10)
Banda Sinfônica tem apresentação nesta sexta-feira, 23, no Teatro Amazonas
Milton Hatoum lança livro 'A Noite da Espera' em Manaus