Data do post: 03/12/2017 - 13:01
Irmão de jovens mortos por raiva humana é internado com os mesmos sintomas em Manaus
De acordo com a Susam, o adolescente de 14 anos deu entrada no sábado (2), na Fundação de Medicina Tropical (FMT), em Manaus, com quadro de encefalite viral - infecção aguda no cérebro causadas por vÃrus ou bactéria, com sintomas de febre e formigamento nas mãos. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) da FMT, e está lúcido, conforme boletim médico.
Esses são os primeiros casos da doença registrados no Amazonas desde 2002, quando duas pessoas morreram em decorrência do vÃrus rábico.
O governo investiga se há ligação com raiva humana. O jovem é irmão do adolescente de 17 anos e da menina de 10 , que morreram com diagnóstico confirmado de raiva humana.
A suspeita de raiva humana foi levantada por conta do histórico dos pacientes com mordida de morcego. Familiares relataram que os irmãos mortos haviam sido atacados pelo animal na comunidade Tapira, no Rio Unini, zona rural de Barcelos, onde residiam.
O diagnóstico do paciente está sendo investigado. Amostras biológicas para exames e investigação do caso foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), que deve apontar se o quadro de encefalite viral foi causado por raiva humana.
Fonte: G1 Amazonas
Espia aqui também