Manacapuru abre disputa do 21º Festival das Cirandas nesta sexta-feira (1º). Festa será mostrada ao vivo pela RedeTV







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 01/12/2017 - 11:42

Manacapuru abre disputa do 21º Festival das Cirandas nesta sexta-feira (1º). Festa será mostrada ao vivo pela RedeTV

A Ciranda Guerreiros Mura abre oficialmente hoje, às 21h, na arena do Parque do Ingá, o 21° Festival de Cirandas de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). Cada associação folclórica terá 2h30 para se apresentar ao público e jurados. Amanhã, a Tradicional é  quem  entra em cena, e domingo,  a Flor Matizada.



Foto:Divulgação


A agremiação vai trazer como tema "Amazônia, o Amor e a  Bravura de um Guerreiro Cirandeiro", que vai retratar a questão da preservação da Amazônia através dos personagens tradicionais da ciranda:  Seu Manelinho, Constância e Seu Honorato.

Amanhã, também às 21h, o Parque do Ingá abre os portões para a Ciranda Tradicional desenvolver o tema "Manacapuru, o Início da História foi Assim", sobre os primórdios da "Princesinha do Solimões", como é chamada Manacapuru.

"Luz" será o tema da Flor Matizada, que encerra, domingo, o Festival de Cirandas. "A Luz que a Flor Matizada vai abordar  é a contemporânea luta do povo indígena pelo conhecimento científico. Temos vários indígenas entrando nas faculdades brasileiras atrás do conhecimento. A luz é como se fosse  a última fronteira, a última oportunidade dos índios de agregar o conhecimento científico ao secular e tradicional deles. E se fortalecendo na busca da preservação. É como se fosse o 'Iluminismo' amazônico", explica Gaspar Fernandes Neto, diretor cultural da Flor Matizada.

A tradicional festa dos apaixonados cirandeiros manacapuruenses era realizada sempre no último final de semana de agosto, mas este ano acabou sendo adiada para setembro por conta das eleições suplementares para o Governo do Amazonas,  depois para outubro, novembro e, finalmente, para o início deste mês.

Ano passado não houve festival de cirandas e nem um ganhador único, já que em consenso todas, as três agremiações foram consagradas vencedoras em face das dificuldades financeiras.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) confirmou um repasse de R$ 300 mil para cada uma das cirandas de Manacapuru, o que serviu pelo menos para atenuar os custos das associações.

O 21° Festival de Cirandas de Manacapuru também será transmitido pela Rede Calderaro de Comunicação (RCC), este ano. A partir das 21h de hoje, os telespectadores vão poder acompanhar todos os detalhes da festa pela Rede TV,  A Crítica Mais e pelo aplicativo A Crítica Play, nas três  noites de apresentações.




Espia aqui também
Manacapuru abre disputa do 21º Festival das Cirandas nesta sexta-feira (1º). Festa será mostrada ao vivo pela RedeTV
Centro Multifuncional é construído em Apuí, no interior do Amazonas
Polícia prende jovem acusado de roubar casas em Careiro da Várzea, no Amazonas
Nova Olinda do Norte tem sequência de homicídios só nesta semana