Manacapuru abre disputa do 21º Festival das Cirandas nesta sexta-feira (1º). Festa será mostrada ao vivo pela RedeTV







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 01/12/2017 - 11:42

Manacapuru abre disputa do 21º Festival das Cirandas nesta sexta-feira (1º). Festa será mostrada ao vivo pela RedeTV

A Ciranda Guerreiros Mura abre oficialmente hoje, às 21h, na arena do Parque do Ingá, o 21° Festival de Cirandas de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). Cada associação folclórica terá 2h30 para se apresentar ao público e jurados. Amanhã, a Tradicional é  quem  entra em cena, e domingo,  a Flor Matizada.



Foto:Divulgação


A agremiação vai trazer como tema "Amazônia, o Amor e a  Bravura de um Guerreiro Cirandeiro", que vai retratar a questão da preservação da Amazônia através dos personagens tradicionais da ciranda:  Seu Manelinho, Constância e Seu Honorato.

Amanhã, também às 21h, o Parque do Ingá abre os portões para a Ciranda Tradicional desenvolver o tema "Manacapuru, o Início da História foi Assim", sobre os primórdios da "Princesinha do Solimões", como é chamada Manacapuru.

"Luz" será o tema da Flor Matizada, que encerra, domingo, o Festival de Cirandas. "A Luz que a Flor Matizada vai abordar  é a contemporânea luta do povo indígena pelo conhecimento científico. Temos vários indígenas entrando nas faculdades brasileiras atrás do conhecimento. A luz é como se fosse  a última fronteira, a última oportunidade dos índios de agregar o conhecimento científico ao secular e tradicional deles. E se fortalecendo na busca da preservação. É como se fosse o 'Iluminismo' amazônico", explica Gaspar Fernandes Neto, diretor cultural da Flor Matizada.

A tradicional festa dos apaixonados cirandeiros manacapuruenses era realizada sempre no último final de semana de agosto, mas este ano acabou sendo adiada para setembro por conta das eleições suplementares para o Governo do Amazonas,  depois para outubro, novembro e, finalmente, para o início deste mês.

Ano passado não houve festival de cirandas e nem um ganhador único, já que em consenso todas, as três agremiações foram consagradas vencedoras em face das dificuldades financeiras.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) confirmou um repasse de R$ 300 mil para cada uma das cirandas de Manacapuru, o que serviu pelo menos para atenuar os custos das associações.

O 21° Festival de Cirandas de Manacapuru também será transmitido pela Rede Calderaro de Comunicação (RCC), este ano. A partir das 21h de hoje, os telespectadores vão poder acompanhar todos os detalhes da festa pela Rede TV,  A Crítica Mais e pelo aplicativo A Crítica Play, nas três  noites de apresentações.




Espia aqui também
Linda e mortal: Espia aqui os ataques ocorridos no Amazonas por essa fera
Bebê é colocado em incubadora improvisada e morre em Lábrea
Obra de cadeia em Tefé (AM), paralisada em 2013, deve ser concluída
Álvaro Campelo reuniu vereadores da Uveam no terceiro pólo de municípios, em Itacoatiara