Data do post: 11/03/2018 - 15:21
Filmes dirigidos por mulheres são exibidos no Cine VÃdeo Tarumã, em Manaus
O projeto Cine VÃdeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), inicia a programação de 2018 com a exibição de três filmes dirigidos por mulheres. As obras tratam de temas diversos, desde o direito ao voto na década de 70 até protestos em 2012 contra o estupro e feminicÃdio.
Imagem: Divulgação.
Cena do filme "Mulheres Divinas'.
As sessões são gratuitas, com inÃcio à s 12h30, no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Ufam.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 12, o filme exibido é "Mulheres Divinas', da diretora sueca Petra Volpe. O longa narra a vida da jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger), que começa a lutar publicamente pelo direito de voto das mulheres, que os homens devem decidir nas urnas em fevereiro de 1971.
Quarta-feira, 14, o filme é "Mulheres sem Homens", da cineasta Shirin Neshat. A produção se passa em 1953, no Irã quando um golpe de estado apoiado pelos norte-americanos e ingleses derrubou o primeiro-ministro democraticamente eleito, Mohammad Mossadegh, e reinstalou o Xá no poder. Ao longo de vários dias quatro mulheres diferentes da sociedade iraniana estão reunidas nesse contexto de turbulência polÃtica e social.
Sexta-feira, 16, é um documentário, "Filha da Ãndia", da diretora Leslee Udwin. Um grupo de seis homens estupra uma mulher de 23 anos em um ônibus, em dezembro de 2012, em Nova Délhi, e dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. Indignadas pela violência, mulheres do paÃs inteiro vão à s ruas protestar, mobilizando uma onda mundial de aversão a tal ato.
*Com informações G1
Espia aqui também