Data do post: 28/11/2017 - 09:45
ATAQUE DE MORCEGOS NO AMAZONAS - Imunização é reforçada em Barcelos após morte de adolescente de 17 anos
Diante do medo de um possÃvel surto de raiva humana em Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus) após a morte de um estudante as medidas preventivas estão sendo intensificadas por órgãos de saúde nas comunidades da zona rural do municÃpio.
A Secretaria Municipal de Barcelos, por exemplo, está aplicando sorovacinação profiltática nas pessoas que relatam agressão por morcegos. Hoje cerca de 1.500 doses de vacina antirábica humana e 400 doses de soro antirábico estão sendo enviadas para o MunicÃpio de Barcelos.
Uma equipe da Fundação em Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) também está atuando no caso. Por meio de nota, a FVS informou que técnicos estão na comunidade desde o último dia 19 deste mês para diagnóstico situacional na área e para promover ações de prevenção.
A FVS também informou que, antes dessa remessa de soro e vacinas, o municÃpio já havia recebido 700 vacinas antirábica e 328 doses de soros. Além de realizar treinamento para vacinadores e para profissionais de saúde na profilaxia da raiva humana e também para a coleta de amostras e controle de morcegos hematófagos.
O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes, disse que a secretaria de saúde do municÃpio está realizando o trabalho de vacinação das pessoas agredidas nas comunidades de Lago das Pedras, Terra Nova, Patauá e Tapira. “Na comunidade de Tapira as ações de bloqueio com pasta vampiricida realizadas pela FVS-AM começaram a surtir efeito, pois nas primeiras noites foi capturado um número expressivo de morcegos e, na última noite, do dia 22 de novembro, havia apenas um exemplarâ€, explicou.
Estado ‘gravÃssimo’
Uma menina de 10 anos, irmão do adolescente de 17 anos que morreu na última semana com diagnóstico de raiva humana, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva da Fundação de Medicina Tropical. O médico Antônio Magela, que acompanha o caso, disse que o quadro da menina é considerado gravÃssimo. “Ela está sendo tratada com todos os cuidados pelos pediatras e intensivistas, o atendimento é 24 horas enquanto a gente aguarda o resultado dos exames, que eu não sei que dia vai sairâ€, disse.
Espia aqui também