Data do post: 20/12/2017 - 18:55
Já ouviu falar em urutau ou mãe-da-lua?
O nome popular dessas aves é isso mesmo: “urutauâ€, do guarani guyra (ave) e tau (fantasma). Tratam-se dos membros da famÃlia Nyctibiidae, conhecidos como urutaus ou mães-da-lua, um dos grupos mais bizarros de aves brasileiras.
A plumagem é cinza ou amarronzada. Essas cores, em conjunção com o hábito de pousar em postura ereta na ponta de galhos verticais, conferem aos urutaus uma das melhores camuflagens dentre todas as aves do mundo.
O pássaro possui hábitos exclusivamente noturnos, não faz ninhos, prefere caçar voando ao entardecer, e capturar insetos em pleno voo. Seu canto varia de longos e finos assovios a gritos guturais, e pode ser assustador à noite, por isso gera muitas lendas sobre sua aparição.
“Ele tem uma plumagem camuflada semelhante à casca das árvores que permite que fiquem praticamente invisÃveis durante o dia. Enquanto houver luz do Sol, permanecem imóveis, pousados no final de um galho com o pescoço esticado. É quase impossÃvel saber onde termina a árvore e começa a aveâ€, informa o biólogo e pesquisador do Museu da Amazônia (Musa), Felipe Bittioli.
Por sua ampla distribuição geográfica, as mães-da-lua gigantes não estão ameaçadas de extinção.
*http://scienceblogs.com.br / portalamazonia.com
Espia aqui também